É fato que a corrosão, influenciada tanto pelo oxigênio quanto por fatores microbiológicos, tem se tornado cada vez mais um problema nos sistemas de sprinklers, tanto nos sistemas secos quanto nos sistemas úmidos. Diversos fatores têm contribuído para o aumento da corrosão desde o final da década de 1980, como o uso de tubos com paredes mais finas, aumento das inspeções e mudanças nos projetos de sprinklers.
A corrosão pode enfraquecer as tubulações e conexões do sistema de sprinklers, resultando em vazamentos. Isso pode causar danos à propriedade, interrupções nas operações e redução da eficácia do sistema em casos de incêndio.
Portanto, o monitoramento e a mitigação são agora mais necessários do que nunca para prever e eliminar essa corrosão. Embora a substituição dos tubos possa parecer uma solução simples e fácil, os custos decorrentes da corrosão são muito mais elevados a longo prazo. Os sistemas de sprinklers de reposição podem ser de 2 a 3 vezes mais caros do que a instalação inicial.
Em sistemas secos, em apenas 12 anos e meio, cerca de 73% dos sistemas de sprinklers contra incêndio apresentam problemas significativos de corrosão. Isso ocorre principalmente devido à presença de oxigênio e umidade em sistemas secos e de pré-ação, onde os compressores de ar fornecem oxigênio e há uma quantidade ilimitada de água disponível.
A água retida durante os testes hidrostáticos, combinada com o ar úmido presente no sistema, cria um ambiente propício para a corrosão. É fácil entender por que os sistemas secos e de pré-ação estão falhando prematuramente e gerando despesas significativas de manutenção.
Já em sistemas úmidos, após 25 anos, aproximadamente 35% dos sistemas de sprinklers contra incêndio apresentam problemas significativos de corrosão. Um equívoco comum é acreditar que todo o conjunto de tubulações de um sistema de sprinklers úmidos está completamente preenchido com água.
Na realidade, um sistema de sprinklers úmidos contém água apenas nas tubulações principais e nas ramificações iniciais. As tubulações que se estendem além das ramificações iniciais geralmente estão vazias ou contêm apenas uma quantidade mínima de água. No entanto, mesmo com essa quantidade limitada de água presente, a corrosão ainda pode ocorrer em certas áreas do sistema.
Por mais que a corrosão seja um problema comum, existe uma solução: os geradores de nitrogênio. Eles monitoram a pressão, o tempo de execução, o consumo de energia, a conectividade e o modo operacional.
Ao monitorar essas atividades, o sistema pode identificar o desenvolvimento de vazamentos no sistema de sprinklers, interações do usuário ou possíveis necessidades de manutenção, prevenindo assim as corrosões potenciais.
Criamos um vazamento controlado na extremidade do sistema de aspersão usando uma válvula de purga. À medida que a pressão diminui gradualmente no sistema de aspersão, o gerador de nitrogênio repõe a pressão do sistema com 98% de nitrogênio puro.
Ao longo de algumas semanas, o gerador de nitrogênio continua esse processo e, eventualmente, satura o sistema de aspersão, deslocando o oxigênio quase completamente. Isso torna o sistema inerte, impedindo o processo de corrosão.
A série de geradores de nitrogênio da Intelligen, é a única linha de geradores de nitrogênio inteligentes para sistemas de sprinklers contra incêndio. Cada unidade IntelliGen vem equipada com software de controlador IntelliGen integrado. Este software monitora todos os aspectos do gerador de nitrogênio, para garantir que a unidade esteja funcionando com desempenho ideal.
O gerador de nitrogênio IntelliGen monitora pressão, tempo de execução, energia, conectividade e modo operacional. Ao monitorar essas atividades, o sistema pode indicar o desenvolvimento de vazamentos no sistema de sprinklers, a interação do usuário ou possíveis requisitos de manutenção.
Detecte o vazamento antes que seja um problema! O Controlador IntelliGen monitora ativamente a perda de pressão do seu sistema de sprinklers. Se ocorrerem vazamentos inesperados, o gerador de nitrogênio emitirá avisos prévios.
Além disso, o tempo de execução é monitorado e o sistema irá notificá-lo quando seu sistema precisar de manutenção. Não há como adivinhar ou esquecer a troca de filtros.
Com um alarme de desvio integrado, você será alertado sobre qualquer condição de problema.
Monitore seu painel de incêndio ou gerador de nitrogênio de qualquer lugar do mundo e aproveite ao máximo os recursos inteligentes líderes do setor do painel Potter IntelliView. Basta conectar o dispositivo à conexão de internet em rede do prédio e registrar seu dispositivo. Você poderá visualizar remotamente o status dos seus dispositivos conectados ao Potter a partir do seu computador, tablet ou smartphone.
Múltiplos edifícios e geradores de nitrogênio são suportados, permitindo que um proprietário ou gerente de prédio monitore todos os seus sistemas de nitrogênio IntelliGen a partir de um único local. Os administradores do sistema podem até mesmo registrar usuários adicionais para visualizar as informações do sistema.
A Global América é uma das principais e mais completas empresas de tecnologia em equipamentos de detecção e combate a incêndio, segurança eletrônica privada, automação residencial e análise de vídeo e processamento de imagem, projetos e execução de obras TurnKey e manutenção de sistemas, da América do Sul.
FARIA LIMA – SP: (11) 3090- 3633
COPACABANA – RJ: (21) 3900-6358
BRASÍLIA – DF: (61) 3550-8521
CAXIAS DO SUL – RS: (54) 3010-1102
ITAJAÍ – SC: (47) 3170-2822