As soluções da Global América para a captura de informações estatísticas sobre o público foram um dos destaques do evento Papo de Mercado – Práticas Inspiradoras, realizado nesta terça e quarta-feira, dias 5 e 6 de junho, no Grupo Uniftec.
Ao longo dos dois dias de evento, as plataformas de demonstração do Adnamic – que obtém informações do padrão de comportamento dos consumidores – e o People Counting – que faz a contagem precisa do número de pessoas em um determinado espaço – estiveram à disposição do público e dos organizadores. Os dados coletados servirão de base para a definição de estratégias para a organização dos próximos eventos.
As atividades reuniram cerca de 500 pessoas entre estudantes e profissionais de diferentes áreas para falar sobre empreendedorismo e para a troca de experiências. A programação incluiu a apresentação de cases da loja Magnabosco, do Grupo Feltrin, da Kando Temaki e Sushi, da Zanchin Consultoria Empresarial, da Rede Tudo em Grãos e da banda Cuscobayo.
O Adnamic
A Adnamic é uma plataforma tecnológica que integra um conjunto de algoritmos e técnicas que permite obter informações estatísticas de apoio à gestão, por meio da análise de vídeo, processamento de imagem e biometria. O monitoramento e o controle das informações fornece os dados estatísticos necessários para definir estratégias de negócio.
A plataforma faz a medição, detecção, identificação e análise de comportamentos, por meio da observação de padrões de atividade humana, recorrendo a técnicas de mineração de dados (data mining). As imagens são obtidas por sensores que integram os resultados num sistema. Esse sistema é capaz de organizar, armazenar e apresentar as informações referentes à contagem de pessoas, detecção de movimento, emoções expressadas (alegria, tristeza, surpresa e raiva), gênero e idade.
Entre os recursos do sistema está a disponibilidade de informação em tempo real e online; o acesso à informação organizada, conforme as necessidades da empresa; dados estatísticos sobre as atividades monitoradas; e sensores de visão que analisam as imagens com a garantia de privacidade das pessoas observadas. O hardware é de fácil instalação e pode ser montado em um corredor, por exemplo, com o dispositivo de visualização multimídia próximo ou afastado do sensor.
Empresas de todos os portes e de diferentes segmentos podem utilizar essa tecnologia, desde shopping centers, hipermercados, aeroportos, até museus, exposições, agências de publicidade e meios de comunicação.
O People Counting
A solução People Counting permite saber o número de pessoas existentes num determinado espaço, por meio da instalação de um sistema baseado em sensores 3D. A tecnologia de feixes de infravermelhos garante imunidade aos efeitos de sombras e às mudanças de luminosidade, garantindo o funcionamento mesmo na escuridão.
A contagem pode ser feita por data, hora, minuto, segundo e o sentido da passagem. É possível também selecionar intervalos de tempo e obter resultados específicos. As informações coletadas são armazenadas localmente no servidor e podem ser sincronizadas para a nuvem.
O sistema People Counting, quando aplicado nos pontos de acesso de um edifício, por exemplo, irá possibilitar um eficaz controle da lotação desse espaço. Ele irá fornecer, em tempo real, o número de visitantes e possibilitar a configuração de alertas quando é atingido o limite máximo admitido.
O aumento – ou diminuição – do número de visitantes num determinado espaço comercial nem sempre corresponde ao volume de vendas efetuadas. O People Counting permite a exportação dos dados de movimento de pessoas para o comparativo com os dados de faturamento.
A tecnologia People Counting também pode ser utilizada para melhorar a experiência dos visitantes. O sistema pode ser interligado a outras aplicações para compartilhar os dados e, a partir deles, controlar a iluminação e a temperatura dos espaços, por exemplo.