Blog categories

Comments

    Cabo linear térmico – Sistema inteligente de combate a incêndios

    O cabo linear térmico consiste em um dispositivo de prevenção de incêndio em formato de cabo flexível capaz de detectar calor anormal em qualquer ponto ao longo do seu comprimento. Ele é constituído de dois condutores de aço isolados de forma individual com um polímero sensível ao calor. Os condutores são torcidos em conjuntos e envolvidos por uma fita com revestimento externo adequado ao ambiente no qual ele será exposto.

    Cabo linear térmico – Sistema inteligente de combate a incêndios

    Funcionamento ágil e confiável

    O cabo linear térmico é um sensor de temperatura fixa. Quando atinge a temperatura predeterminada permite que os condutores entrem em ação possibilitando, dessa forma, o envio do sinal de alerta ao painel de controle.

    Com o exclusivo sistema de rastreamento, podemos saber exatamente em qual ponto do comprimento do cabo houve o aumento da temperatura. Há modelos desenvolvidos para ativar o sistema de alarme em temperaturas que vão de 57°C a 250°C.

    Além de conseguir detectar o princípio de incêndio pelo aumento da temperatura, o cabo linear térmico também pode notificar a ocorrência de curto circuito causado por um choque mecânico ou falha proveniente do rompimento de algum fio. Isso faz com que os danos possam ser reparados de forma preventiva.

    Versatilidade e inovação

    Por seu formato flexível e de fácil adaptação, o cabo linear térmico é amplamente utilizado, veículos e máquinas industriais, bandeja de cabos elétricos, correias transportadoras, silos, túneis e áreas similares. Ele se mostra também muito eficaz para a proteção de estacionamentos cobertos, armazéns, indústrias automobilísticas, subestações, refinarias, porão de cabos e escadas rolantes.

    Além disso, seu revestimento externo é produzido com um material de alta resistência, tornando-se a melhor opção para ambientes com presença de poeira, umidade, vibração e, até mesmo, contato com materiais abrasivos, e também é 100% a prova de explosão, e poder ser utilizados em áreas classificadas EX.

    Durabilidade e economia

    O cabo linear térmico se apresenta com uma solução econômica uma vez que eles têm uma longa vida útil em ambientes adversos. O dispositivo possui uma camada de revestimento externo que pode variar de acordo com o ambiente, confira:

    -EPC: Possui revestimento durável de vinil. É indicado tanto para aplicações comerciais, quanto para industriais. É de baixa absorção de umidade, apresenta resistência a muitos produtos químicos comuns e excelente flexibilidade em baixas temperaturas.

    -EPR: Possui revestimento de elastômero de polipropileno com um estabilizador de UV especial, o que melhora o desempenho e aumenta sua resistência. O EPR possui uma melhor funcionalidade em temperaturas ambientes mais elevados.

    -TRI: Possui revestimento de vinil durável que apresenta baixa absorção de umidade. É o único detector de temperatura que possui duplo desempenho de detecção, capaz de indicar os sinais de pré-alarme e alarme uma vez que, cada uma das suas temperaturas de ativação nominal é atingida.

    -XCR: Possui revestimento de fluoropolímero de alto desempenho, ele é projetado para ambiente externo. Esse modelo oferece ótima resistência à abrasão e propriedades mecânicas em diversas temperaturas, ele também suporta uma ampla variedade de ácidos, bases e solventes orgânicos, bem como gases simples. Além disso, o revestimento apresenta pouca mudança nas propriedades de tração após a exposição ao ar livre e à luz do Sol e do tempo.

    -XLT: Possui revestimento de polímero retardante de chama, é especificamente formulado para garantir a absorção da baixa umidade, boa resistência química e excelente performance em baixa temperatura.

    Normas e certificações

    Todos os componentes do cabo linear térmico são rigorosamente testados e aprovados pelos órgãos competentes para garantir toda a segurança e a confiabilidade necessária em equipamentos de prevenção a incêndios.  Os cabos detectores são validados pela NBR 17240: Sistemas de detecção e alarme de incêndio, para aplicação na análise dos projetos técnicos de proteção contra incêndio e inspeção submetidos ao Código Estadual de Segurança Contra Incêndio e Pânico.

    Além disso, os cabos detectores de calor linear distribuídos pela Global América são fabricados seguindo o padrão de qualidade inglês e contam com a aprovação das certificações internacionais de FM (Factory Mutual)UL (Underwriters Laboratories) que realizam testes de desempenho em condições reais de incêndios.

    Clique AQUI para saber mais sobre certificações e normas de controle de qualidade!

    O cabo linear térmico representa uma evolução na área de equipamentos e sensores de prevenção e combate a incêndios, pois em pouco tempo ele consegue identificar o aumento da temperatura no ambiente, mesmo sem a presença de fumaça. Sua tecnologia durável, econômica e de fácil aplicação traz a melhor relação de custo benefício para seu sistema de detecção de incêndio.

    Para que você possa contar com toda a confiabilidade e a alta precisão que esse equipamento proporciona.

    A Global América coloca a sua disposição toda a equipe de consultores e de técnicos capacitados para lhe atender e tirar todas as suas dúvidas. Desta forma você faz a escolha mais adequada para seu espaço.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://globalamerica.com.br/wp-content/uploads/2018/05/bg-banner3.jpg);background-size: initial;background-position: center center;background-attachment: initial;background-repeat: repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}
    Fale conosco