Compartimentação, o que é?

A Compartimentação é uma medida de segurança que busca segmentar o ambiente com a finalidade de evitar que, em caso de incêndio, as chamas se propagem, mantendo-as concentradas no seu local de origem.

Em meio a tantos equipamentos que podem ajudar no combate ao fogo, é necessário entender a necessidade de cada projeto para escolher a melhor solução.

Algumas soluções podem acabar gerando confusão por ter funções parecidas, mas com especificações e aplicações diferentes, como é o caso dos produtos de compartimentação (clique aqui para saber mais).

Conheça agora três dos equipamentos de compartimentação que atuam contra fogo:

 

Compartimentação por Cortina Corta-Fogo

As Cortinas Corta-Fogo, também chamadas de barreiras corta-fogo, têm a função de compartimentar ambientes, impedindo que o fogo, o calor e a fumaça passem em caso de incêndio. Elas são barreiras têxteis, produzidas com fibras de vidro e fios de aço inoxidável, e podem resistir até 4 horas em fogo contínuo a 1100 °C.

Exemplo de Cortina Corta-Fogo

 

Esse tipo de compartimentação é ideal para grandes espaços, mas também são muito utilizadas em aberturas menores, como janelas, portas, entre outros, dependendo do seu modelo (clique aqui para conhecer as aplicações das cortinas corta-fogo).

Ativado logo após os detectores de incêndio identificarem fogo, o sistema aciona a cortina que em poucos segundos descem e se abrem completamente, compartimentando o espaço e evitando a passagem das chamas, fumaça, ar quente e gases.

 

Compartimentação por Paredes Corta-Fogo

As paredes corta-fogo também são uma opção quando se fala em compartimentação. Porém, diferente das barreiras corta-fogo, esse tipo de solução deve necessariamente ser construída no local onde irá ficar, por se tratar de uma parede.

Exemplo de Parede Corta-Fogo. Fonte: D&D Quality

A construção da parede corta-fogo pode contar com gessos especiais ou lã mineral, dependendo de algumas definições do projeto.

Apesar de ser uma boa escolha, as paredes corta-fogo não podem agir sozinhas, dependendo assim de outros materiais resistentes ao fogo como portas, janelas e qualquer outro elemento que faça parte da construção.

 

Compartimentação por Porta corta-fogo:

Esse tipo de equipamento, como o nome já diz, nada mais é do que uma porta com função de retardar ou impedir as chamas de passar para o outro ambiente.

 

Exemplo de porta corta-fogo. Fonte: JCL Portas Corta Fogo

Composta geralmente por aço galvanizado e material térmico no seu interior, esse tipo de compartimentação é indicado para uso em escadas de emergência de edifícios, áreas de refúgio e portas que dão acesso a rotas de fuga.

O tamanho das portas corta-fogo pode variar conforme o projeto, mas suas dimensões devem ter no mínimo 80cm de largura e 2,10m de altura. Elas podem suportar entre 30 e 120 minutos resistindo ao fogo.

 

Qual a melhor opção de compartimentação?

Cada estabelecimento exige avaliação específica e análise dos bombeiros, que deverão indicar qual o modelo ideal para o ambiente. A finalidade da edificação, o tipo de atividade do local e o fluxo de pessoas são alguns dos diversos aspectos levados em consideração nesse momento.

No geral, paredes corta-fogo são necessárias quando se quer fazer uma compartimentação fixa, principalmente em grandes espaços.

As portas corta-fogo são muito utilizadas para a compartimentação de pequenos espaços como edificações residenciais (em acessos à escadas, rotas de fuga e outros ambientes).

Já a cortinas corta-fogo, é o equipamento mais versátil, pois adequa-se a grandes e pequenos espaços, sendo que é possível deixar o livre acesso ao ambiente, sendo acionada apenas em caso de sinistro.

A Global América trabalha com os melhores produtos disponíveis no mercado e conta com uma ampla gama de soluções em seu portfólio. Além disso, é representante exclusivo da Stöbich, líder mundial em cortinas corta fogo. Entre em contato conosco, para saber mais sobre estes e outros produtos distribuídos por nós.