Blog categories

Comments

Cortinas Corta-Fogo x Paredes Corta-Fogo. Qual é a melhor opção para compartimentação?

Compartimentação

 

É fato que a proteção contra incêndio é um fator importantíssimo em qualquer projeto. Entre sistemas de detecção, sprinklers e bombas, existem outras soluções que se complementam e também são muito importantes para a segurança do local.

Quando falamos de compartimentação, existem algumas opções muito utilizadas (clique aqui para conhecer os principais tipos de compartimentação). Veja abaixo, duas das principais soluções utilizadas para a divisão de ambientes.

 

Cortinas Corta-Fogo

 

As melhores opções para compartimentar projetos com grandes espaços abertos são as cortinas corta-fogo ou as paredes corta-fogo. As cortinas corta-fogo são feitas de material têxtil com fios inoxidáveis e fibra de vidro, e possuem uma grande versatilidade, pois se adaptam a diferentes ambientes e tamanhos, deixando livre a passagem pelo local.

Por exemplo, você possui uma empresa de embalagens, e tem a necessidade de compartimentar o setor de produção do setor de expedição, onde ficam armazenadas todas as embalagens até a sua saída. Entretanto, para essa compartimentação, é necessário ter o livre acesso entre os setores para transporte de mercadoria, de pessoas, entre outros.

Essa é uma situação onde a Cortina Corta-Fogo é o equipamento mais indicado, pois praticamente sem afetar a estrutura e arquitetura do ambiente, consegue compartimentar os diferentes ambientes através do seu exclusivo sistema “Gravigen“, que permite o acionamento da cortina por gravidade.

Veja o exemplo abaixo:


Cortina Corta-Fogo modelo Fibershield-S

 
Paredes Corta-Fogo

 

As paredes corta-fogo podem ser drywall, sistema composto por perfis, tratamento acústico (lã mineral – Isover) e placas de gesso pré-fabricadas, encapadas com papelão ou fibra de vidro, que podem ser fixadas em estruturas de aço galvanizado para construção de casas e até mesmo prédios. Veja abaixo um exemplo de estrutura:

Parede Corta-Fogo em processo de construção. Fonte: dedquality.com.br/

As paredes corta-fogo são um ótimo sistema de compartimentação, entretanto não possuem a mesma versatilidade das Cortinas Corta-Fogo, e limitando a movimentação entre os espaços. Um ponto positivo para a parede corta-fogo, é o seu custo reduzido em relação a Cortina Corta-Fogo.

 

Qual é a melhor opção?

 

Antes de fazer qualquer escolha relacionada aos equipamentos de prevenção e combate a incêndio, é primordial que as exigências e direcionamentos do Corpo de Bombeiros sejam seguidos. Levando isso em consideração, se a ideia for dividir o ambiente de forma permanente, provavelmente a escolha de paredes seja a mais indicada. Porém, se a intenção for apenas compartimentar, caso necessário, e manter o espaço aberto durante a utilização normal da edificação, o ideal é utilizar cortinas corta-fogo.

Enquanto as cortinas são soluções móveis, podendo ser ativadas apenas no momento do incêndio, as paredes são um tipo de compartimentação fixa, que exigem a resistência contra fogo de outros elementos complementares, como as janelas e portas nela presentes.

É importante lembrar também que as certificações são de extrema importância quando se fala em produtos contra incêndio. Os selos de qualidade garantem maior segurança. A Global América trabalha apenas com produtos que passaram por esses testes de qualidade e, consequentemente, são certificados, mantendo assim nosso compromisso com as vidas, o meio ambiente e o patrimônio.

Ficou com dúvidas ou quer conhecer os nossos produtos? Entre em contato conosco, nossa equipe irá entender a sua dor, oferecendo a melhor opção para seu projeto!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://globalamerica.com.br/wp-content/uploads/2018/05/bg-banner3.jpg);background-size: initial;background-position: center center;background-attachment: initial;background-repeat: repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}