Certamente você já ouviu falar do grau de proteção IP em diversos dispositivos eletrônicos, como celulares, caixas de som, etc. Saiba que eles também definem qual é a proteção dos dispositivos de incêndio, como em cabos e em centrais, mas você sabe ao que esse código se refere?

O grau de proteção IP (Ingress Protection/ Proteção de Entrada), ou nível de proteção IP são padrões internacionais definidos pelas normas 60529 da Comissão Eletrônica Internacional – IEC para classificar e avaliar o grau de proteção de produtos eletrônicos fornecidos contra intrusão, poeira, contato acidental e água.

A norma tem como objetivo fornecer aos usuários informações mais detalhadas, como especificações dos equipamentos a prova d’água. O grau de proteção indica a resistência adequada dos produtos em ambiente interno ou externo, instalados em condições variáveis de temperatura, umidade, ruídos e vapores tóxicos.

O nível de proteção será sempre apresentado pelas letras IP, seguidas de dois números, sendo que o primeiro indica o grau de proteção para partículas sólidas como poeira, e o segundo dígito índica o grau de proteção contra a água.

Por exemplo, um equipamento que possui grau de proteção IP20 não pode ser colocado em área externa, pois o algarismo 0 indica que ele não tem resistência contra a água o que pode ocasionar risco de danificar os componentes internos.

O primeiro dígito (proteção contra partículas sólidas) pode variar de 0 a 6 e o segundo (resistência a água) pode variar de 0 a 8.

Grau de proteção contra contato ou ingresso de corpo estranho sólido

Ele indica que protege as pessoas contra contato com partes ativas durante operação ou assegura que os indivíduos não possam se aproximar destas peças. Também impede contato entre partes móveis dos aparelhos (invólucro) e protege os mesmos contra a entrada de corpos sólidos estranhos.

Confira a escala:

Grau de proteção contra o ingresso de água e seus efeitos

A entrada de água ou de corpos estranhos pode ocasionar diversos problemas nos equipamentos. Além disso, a água acelera o processo de oxidação de metais, conhecido como ferrugem.

Quando falamos de corpos estranhos ou partículas sólidas, estamos nos referindo a uma grande gama de elementos que podem interferir no funcionamento dos equipamentos. Eles podem ser poeiras, areia, fragmentos de madeira, diversos tipos de pó e até o dedo humano.

Se a especificação do grau de proteção contiver a letra X ao invés do numeral em um dos dois dígitos, isto significa a omissão daquela característica. Exemplo: a especificação IP X5 indica apenas a proteção contra a projeção de jatos de água e não para partículas sólidas.

Comumente você pode encontrar letras junto do indicador de grau de proteção IP, essa inclusão opcional refere-se a outras características específicas de proteção, como:

A – Protegido contra o dorso da mão;
B – Protegido contra o acesso de um dedo;
C – Protegido contra o acesso de uma ferramenta;
D – Protegido contra o acesso de um fio;
H – Equipamento de alta tensão;
M – Ensaiado contra efeitos prejudiciais devidos à penetração de água quando partes móveis perigosas (como o rotor de um motor) estão em movimento;
S – Ensaiado contra efeitos prejudiciais devidos à penetração de água quando partes móveis perigosas (como o rotor de um motor) estão estacionárias;
W – Apropriado para uso sob as condições ambientais especificadas e fornecido com características ou processos de proteção adicionais.

A importância do Grau de Proteção IP

Em muitos ambientes, como no setor industrial, é comum vermos processos de produção que deixam partículas de poeira no ar, gerando atmosferas explosivas. Nestas áreas, conhecidas como áreas classificadas, os materiais elétricos como de segurança, prevenção e combate a incêndios precisam ser extremamente isolados para que a “sujeira” presente no ar não entre no equipamento e danifique o mesmo. Contudo, temos também locais que podem ter passagem de líquido próximo à essas instalações.

Instalar os dispositivos adequados para cada ambiente e realizar manutenções periódicas irá garantir a estabilidade e durabilidade dos equipamentos por mais tempo. Lembrando que muitos fabricantes parceiros da Global América têm 5 anos de garantia e outros oferecem, até mesmo, garantia vitalícia contra defeitos de fabricação.

Por isso é muito importante utilizar os equipamentos corretos para cada local, para dessa forma, aumentar a vida útil do dispositivo e manter a garantia. Outro ponto de destaque é que a escolha correta do dispositivo faz com tenhamos maior segurança que ele irá funcionar no momento que ocorrer algum sinistro. 

De nada adianta ter um sistema de prevenção de incêndio e, no momento de uma emergência, ele não funcionar corretamente em função do acumulo de partículas solidas ou água.

Para que você possa fazer a escolha acertada dos equipamentos, a Global América conta com uma equipe de consultoria capacitada para sanar as suas dúvidas e lhe oferecer dispositivos de qualidade e com certificações internacionais, aceitas pelos órgãos de inspeção e pelas seguradoras!

Quando você for cotar seus equipamentos de segurança, prevenção e combate a incêndio, lembre-se que eles devem lhe trazer confiabilidade, pois atuarão salvando vidas, o seu patrimônio e o meio ambiente.

× Como posso te ajudar?