Sprinklers

O que são?​

De acordo com a NFPA 13, sprinklers são dispositivos de controle ou supressão de incêndio, que funcionam automaticamente quando um elemento termo sensível é aquecido à sua temperatura de atuação ou acima, descarregando água sobre uma área específica.

A maioria dos sistemas é ativado quando pequenos dispositivos de vidro, chamados de ampolas ou bulbos, se rompem devido ao aumento da temperatura do ambiente.

Além dos bicos de sprinkler, o sistema é composto por reservatório de água, bombas de pressurização, válvulas de controle e seccionamento, dispositivos de alarme e tubulação, por exemplo.

Por Que Utilizar Sprinklers?

Um sistema de sprinkler é capaz de controlar ou mesmo extinguir um incêndio muito mais rapidamente com um gasto de água de mil a dez mil vezes menor em comparação com a intervenção realizada apenas pelos bombeiros.

O sistema de sprinkler é projetado para agir somente na área onde se encontra o foco do incêndio. Isso significa que apenas os sprinklers localizados próximos ao fogo serão acionados, proporcionando uma grande economia de água e minimizando os danos causados ao patrimônio.

Os sprinklers certificados e utilizados corretamente garantem mais segurança para as pessoas em empreendimentos residenciais e comerciais. Por serem acionados automaticamente em caso de incêndio, evitam prejuízos em móveis, tubulações e aparelhos eletrônicos. Veja o exemplo abaixo:

Imagem de um sprinkler acionando e quebrando o bulbo

Sistemas de Sprinklers

Tubulação Úmida

Este é o tipo mais comum de sistema de extintores de incêndio. Os aspersores de tubos molhados contêm água nos tubos de extinção de incêndios. Eles são fáceis de manter e instalar.

Um sistema de tubulação úmida é uma ótima opção para aplicações que precisam de um sistema de aspersão básico e simples para proteção contra incêndio.

Tubulação Seca

Um sistema de aspersão de tubo seco é semelhante a um sistema de tubo úmido, exceto que a água não está contida dentro dos tubos. Os tubos contêm ar pressurizado ou nitrogênio e a água é retida por uma válvula até o sistema ser ativado.

Os sistemas de tubos secos funcionam bem em ambientes onde os tubos correm risco de congelamento.

Na prática, isso significa redução dos riscos e maior garantia de proteção. O sistema de detecção endereçável normalmente é usado em ambientes com maior fluxo de pessoas, como clínicas médicas, centros de convivência e acolhimento de idosos, entre outros.

Sistema de Pré-Ação

Um sistema de pré-ação é bastante semelhante a um sistema de aspersão a seco, a diferença é que a água é retida por uma válvula operada eletronicamente.

Quando um incêndio é detectado, a válvula se abre e cada cabeça de aspersão é ativada individualmente. Esses sistemas são ótimos em aplicações em que a descarga acidental de aspersores causaria danos extensos.

Sistema Dilúvio

Esses sistemas são instalados em áreas de alto risco. Em um sistema de dilúvio, as cabeças de aspersão estão abertas e a água é retida por uma válvula.

Quando um incêndio é detectado, a água é bombeada pelo sistema e descarregada pelas cabeças abertas para inundar a área afetada.

Resposta Rápida

Os sistemas de resposta rápida de supressão precoce são uma ótima opção para armazéns. Eles podem ser usados no lugar de sprinklers no rack, para oferecer melhor proteção e evitar descargas acidentais.

Um sistema ESFR é um sistema de alto volume e alta velocidade localizado no teto para proteger as áreas de armazenamento.

In-Rack Sprinklers

Sprinkler no rack são usados em armazéns para conter incêndios em uma pequena área e impedir que toda a área de armazenamento seja arruinada por um incêndio.

Esses aspersores estão localizados próximo a áreas de armazenamento nas prateleiras.

Classificação dos Sprinklers

Por Tipo de Elemento Termosensível

Ampola de Vidro

Sprinkler que opera pela ruptura do bulbo de vidro, devido a pressão resultante da expansão do fluido contido em seu interior, sob a ação do calor do ambiente.

Liga Fusível

Sprinkler que é ativado pela fusão de seus componentes devido ao calor do ambiente. Ainda que não sejam tão usados no Brasil, os bicos do tipo liga fusível têm desempenho equivalente ao bico de ampola de vidro.

Imagem de um sprinkler acionado

Por Distribuição de Água

Cobertura Padrão

Chuveiros automáticos projetados para cobrir áreas que podem variar conforme as características do projeto e do ambiente. Para chuveiros em pé e pendente variam entre 8,4 e 20,9 m². Para chuveiros laterais a variação é entre 7,4 e 18,2 m².

Cobertura Estendida

Cobrem uma área maior que a área de cobertura de chuveiros padrão. Podem varia entre 13,7 e 37,2 m² para chuveiros em pé e pendente.

Tipo Spray

Cobrem uma área maior que a área de cobertura de chuveiros padrão. Podem varia entre 13,7 e 37,2 m² para chuveiros em pé e pendente.

Por Velocidade de Operação

Resposta Padrão

Sprinkler com índice de tempo de resposta (ITR) igual ou maior que 80 (m.s) ½ e bulbo de vidro com 5mm de diâmetro.

Resposta Rápida

Sprinkler com ITR igual ou menor a 50 (m.s) 1/2 e bulbo de vidro de 3mm. Na prática, o bulbo de resposta rápida será acionado segundos antes do de resposta padrão, já que o ITR é obtido atrás apenas de ensaios laboratoriais.

Significado das Cores dos Bulbos dos Sprinklers

As cores dos líquidos expansíveis dentro do bulbo definem as faixas de temperatura de ativação para qual o sistema foi dimensionado. Estas faixas são definidas por norma e seguem um padrão universal. As temperaturas nominais mais utilizadas no Brasil são: 68°C, 79°C, 93°C e 141°C.

Imagem que exemplifica o significado da diferentes cores do Bulbo

Certificações dos Sprinklers

Certificação UL e FM

Conheça a solução completa: