O detector de fumaça linear por feixe óptico, também conhecido como Beam Detector, é indicado para grandes espaços, sem paredes e divisórias.
Esse modelo de dispositivo usa um feixe de luz projetado para identificar a presença de fumaça como um indicador de incêndio podendo, assim, combater o fogo ainda no princípio e minimizar perdas e danos.
O detector de fumaça linear (beam detector) é composto por um emissor/receptor e uma placa refletora. Eles são instalados em paredes opostas da área protegida e entram em operação ao identificar um determinado grau de fumaça.
O feixe óptico é emitido em direção ao prisma refletor que, por sua vez, devolve a da luz para o dispositivo inicial.
A fumaça de um princípio de incêndio tende a subir em direção ao teto do local e, ao atravessar o feixe de luz e interromper a reflexão do mesmo, ela aciona o alarme do sistema de prevenção e combate a incêndio.
O Beam Detector Fireray distribuído pela Global América possuí um microprocessador interno, que determina uma condição específica para o alarme. Isso faz com que o acionamento ocorra apenas quando é atingida uma obscuridade de nível predeterminada.
Essa ação evita disparos indesejados provenientes de fumaça que não seja de um princípio de incêndio, como a fumaça de um cigarro, por exemplo.
Um único conjunto de emissor e receptor formam uma lâmina de detecção capaz de cobrir uma área de 100 metros de comprimento por 14 metros de largura. Mas lembre-se, que a quantidade de dispositivos é sempre determinada por análises e laudos técnicos.
Fácil instalação
O método de instalação mais comum do detector de fumaça linear convencional é a ligação em conjunto com centrais de alarme de incêndio convencionais, através da saída relé NA pertencente ao detector.
Neste tipo de instalação, o detector avisa para a central de alarme de incêndio convencional sempre que realiza a detecção da ocorrência de fumaça. Como resultado, essa ação possibilita uma rápida localização de um princípio de incêndio em qualquer lugar da edificação.
Quando a central de alarme de incêndio convencional recebe o sinal proveniente do detector de fumaça linear, ela realiza automaticamente as ações que lhe foram programadas.
Essas ações podem ser o acionamento das sirenes, liberação das portas automáticas, entre outras diversas ações possíveis.
Além da utilização do detector de fumaça linear em conjunto com uma Central de Alarme de Incêndio Convencional, pode-se adaptar o equipamento em painéis elétricos, Centrais de Alarme de Segurança e demais dispositivos de controle e automação, através da saída relé NA/NF interna ao detector.
O Detector possui a função Alinhamento Automático, que garante a posição adequada e o sinal máximo durante a instalação do feixe.
O AutoOptimise dirige e mantém automaticamente a viga na posição ideal para um desempenho confiável, compensando a movimentação da construção e contaminação.
Certificações e garantias dos detectores fumaça linear por feixe óptico
O Beam Detector Fireray possui 1 ano de garantia contra defeitos de fabricação. Além disso, os dispositivos são testados e aprovados por diversos órgãos competentes internacionais, como Underwriter Laboratories – UL, Factory Mutual – FM, VDS e EN54.
Quer saber mais sobre as certificações e sua importância nos dispositivos de prevenção e combate a incêndio? Então CLIQUE AQUI e confira um post completo sobre o assunto.
O Beam Detector garante a identificação da presença de fumaça em grandes espaços como shoppings, galpões logísticos, supermercados, lojas, quadras e ginásios.
Esses locais citados geralmente concentram uma grande quantidade de pessoas, fazendo-se necessário zelar pela integridade delas por meio da instalação de dispositivos de detecção de incêndio de qualidade.