Blog categories

Comments

    Como evitar incêndios e onde eles ocorrem

    Como evita-los?

     

    Os sprinklers ou também chamados de chuveiros automáticos são equipamentos que fazem parte de todo um sistema de incêndio. Sua eficiência e agilidade na contenção as chamas são incomparáveis a resposta da ação humana. Por exemplo, seu acionamento é imediato após a detecção das chamas, com a instalação correta do sistema de sprinklers. Já o corpo de bombeiros, teria fatores relevantes, como o deslocamento até o incêndio, para aí sim, começar a tomar as medidas cabíveis, tornando, muitas vezes irreparáveis os danos materiais.

    O Instituto Sprinkler Brasil (ISB), desde 2012, acompanha e monitora as informações dos chamados “incêndios estruturais” no Brasil. Ou seja, incidentes ocorridos em locais construídos que poderiam ter sido evitados caso houvesse o uso de um sistema de chuveiros automáticos. Temos como exemplo, hotéis, hospitais, depósitos, bibliotecas, escolas, instalações comerciais e industriais, entre outros exemplos.

    Entretanto, a estimativa é de que o número de ocorrências apuradas represente menos de 3% da quantidade real. É um número alarmante, que representa como esse sistema é realmente importante, e devido a toda essa representatividade em vários tipos de empreendimentos, que a obtenção desses dispositivos é necessária.

     

    Onde os incêndios ocorrem?

     

    Os incêndios ocorrem por diversos fatores e em diferentes lugares, o Instituto Sprinkler Brasil fez um levantamento de onde ocorre a maioria desses incidentes, confira o comparativo entre os anos de 2015 e 2017.

     

    Comparativo

     

    Dados 2015

     

    Segundo o ISB, em 2015 foram contabilizados 1349 incidentes com incêndio, com uma média de 112 ocorrências mensalmente. Como são inúmeras categorias de estruturas contabilizadas, as primeiras colocações foram ocupadas por estabelecimentos comerciais, como lojas, shoppings e supermercados, com 373 registros, seguidos pelas indústrias, com 225 registros.

    Alguns números são trazidos pelo instituto, como podemos verificar nos gráficos abaixo, onde expõe alguns locais e a quantidade de ocorrências dos mesmos.

     

    Gráfico de episódios com incêndios estruturais mensais noticiados em 2015 (com exceção dos residenciais)

     

    Como evitar incêndios e onde eles ocorrem

     

     Gráfico de episódios com incêndios estruturais noticiados em 2015 (com exceção dos residenciais)

     

    Como evitar incêndios e onde eles ocorrem

     

    Como podemos verificar nos gráficos acima, a maioria das ocorrências ocorre onde transita um grande número de pessoas, ou que há uma grande quantidade de produtos em geral, como depósitos. Por isso, a Global América reforça a importância do sistema de sprinklers.

    Abaixo, podemos verificar a concentração de incidentes por estado, onde o maior número de ocorrências se concentram nos grandes centros comerciais do Brasil, a exemplo de Rio de Janeiro e São Paulo.

     

    Gráfico de incidentes de incêndios estruturais noticiados em 2015 (com exceção dos residenciais)

     

    Como evitar incêndios e onde eles ocorrem

     

    Como podemos ver, a maior concentração de ocorrências se faz presente na região Sudeste e Sul do Brasil.

     

    Dados 2017

     

    Segundo o ISB, em 2017 foram contabilizados 724 episódios com incêndio, dentre são inúmeras categorias de estruturas contabilizadas. Entretanto, as primeiras colocações continuaram a ser ocupadas por estabelecimentos comerciais, com 286 registros, seguidos pelas indústrias, com 153 registros. Entretanto, é uma estimativa, devido ao fato de o número de ocorrências serem contabilizadas conforme saem noticiadas pela imprensa, com uma ressalva, de que são contabilizadas apenas uma vez, sendo assim, se aparecer em mais de um canal de mídia, não é contabilizado novamente.

    Alguns números trazidos pelo instituto, como podemos verificar nos gráficos abaixo, onde expõe alguns locais e a quantidade de ocorrências dos mesmos.

     

    Gráfico de episódios com incêndios estruturais mensais noticiados em 2017 (com exceção dos residenciais)

     

    Como evitar incêndios e onde eles ocorrem

     

     Gráfico de episódios com incêndios estruturais noticiados em 2017 (com exceção dos residenciais)

    Como evitar incêndios e onde eles ocorrem

     

    Abaixo, podemos verificar a concentração de incidentes por estado, onde o maior número de ocorrências se concentram em São Paulo e no sul do país.

     

    Gráfico de incidentes de incêndios estruturais noticiados em 2017 (com exceção dos residenciais)

     

    Como evitar incêndios e onde eles ocorrem

     

    Com esse comparativo, podemos verificar os estabelecimentos e regiões onde mais ocorrem episódios com incêndios no país. Em comparação aos dois anos, os incidentes registrados tiveram uma queda. Entretanto, não muda o fato de que os Sprinklers são de suma importância para estabelecimentos comerciais, de estoque ou que suportem uma grande concentração de pessoas.

    A Global América, gostaria de ressaltar que oferece toda a linha de produtos para Sistemas de Sprinklers. Todos com certificação UL/FM e com um valor justo, não deixe de conferir nossos produtos e solicitar um orçamento.

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://globalamerica.com.br/wp-content/uploads/2018/05/bg-banner3.jpg);background-size: initial;background-position: center center;background-attachment: initial;background-repeat: repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}
    Converse conosco
    Converse conosco
    Perguntas, dúvidas, problemas? Estamos aqui para lhe ajudar!
    Conectando...
    Nossos atendentes não estão disponíveis no momento. Deixe sua mensagem e entraremos em contato com você em breve.
    Nossos atendentes estão ocupados. Por favor, tente novamente mais tarde.
    :
    :
    :
    Você tem uma dúvida? Escreva para a gente!
    :
    :
    Esta sessão de chat foi finalizada
    A conversa foi útil? Dê seu voto para está sessão de chat.
    Bom Ruim