A Compartimentação é uma medida de segurança que busca segmentar o ambiente com a finalidade de evitar que, em caso de incêndio, as chamas se propagem, mantendo-as concentradas no seu local de origem.
Esse sistema de proteção passiva é feito com barreiras confeccionadas em material têxtil especial, também conhecidas como Cortinas Corta-Fogo, que tem na sua composição fibra de vidro reforçada com fios de aço inoxidável.
Essa união de materiais torna as Cortinas Corta-Fogo altamente versáteis e altamente resistentes, podendo suportar até 4 horas de fogo contínuo á 1.100°C sem danificar.
A Compartimentação do ambiente com Cortinas Corta-Fogo pode ser feita tanto na horizontal como na vertical, dependendo da necessidade específica de cada edificação. Confira o tipo de compartimentação e a aplicação de cada uma delas.
Tipos de divisão:
Compartimentação Horizontal
Se destina a impedir a propagação do incêndio no pavimento de origem para outros ambientes no plano horizontal. Geralmente esse modelo de compartimentação se aplica em duas situações:
Para aberturas no teto: o sistema tem a capacidade de fechar espaços entre dois pavimentos, como em shoppings, evitando que as chamas passem de um andar para o outro.
Para aberturas no teto: o sistema tem a capacidade de fechar espaços entre dois pavimentos, como em shoppings, evitando que as chamas passem de um andar para o outro.
Compartimentação Vertical
Evita que as chamas provenientes do incêndio se alastrem para outros ambientes de forma vertical. Esse tipo de tecnologia é comumente aplicado nas seguintes situações:
Para aberturas em paredes: esse modelo de compartimentação consegue fechar espaços em paredes como portas e palcos, evitando que as chamas, gases e fumaças entrem ou saiam do local.
Para compartimentação de espaços com esquinas: o sistema permite a compartimentação de espaços sem estruturas laterais como ilhas comercias em shoppings, lojas em praças de alimentação e escadas rolantes.
Para aberturas em fachadas ortogonais: compartimentação ideal para fechamento de frentes e facadas de edificações.
Para aberturas situadas em fachadas paralelas: esse modelo de compartimentação evita a propagação de chamas em fachadas paralelas com outras edificações e que podem possuir janelas.
Contra a propagação de chamas de andar para andar: esse sistema permite que as barreiras corta-fogo evitem que as chamas passem de um andar para o outro por meio de aberturas, como janelas.
Para formação de subseções compartimentadas: esse modelo de compartimentação gera uma estrutura em torno de um ambiente delimitado protegendo o seu interior ou evitando que o fogo se alastre.
Quer saber tudo sobre cortinas corta-fogo? Então clique AQUI e confira.
Certificação das Cortinas Corta-Fogo
As Cortinas Corta-Fogo são confeccionadas de forma personalizada, atendendo as especificações de cada projeto, tanto no que diz respeito as dimensões quanto ao sistema de compartimentação.
Elas possuem tecnologia alemã e confiabilidade de mais de 15 anos de atuação no mercado internacional e cerca de 10 mil projetos executados.
Além disso, todo o sistema de Cortinas Corta-Fogo e Compartimentação são aprovados pelas normas técnicas IT/09, DIN EN 1363-1, DIN EM 1634-1, DIN EM 12101-1 e CE.
Clique AQUI e saiba mais sobre as certificações.
Se quiser saber mais sobre as Cortinas Corta-Fogo e os modelos de Compartimentação, entre em contato com a equipe de consultores da Global América.