Blog categories

Comments

Equipamentos Marinizados, e Grau de Proteção IP

Sabe-se que os equipamentos de prevenção e combate a incêndio são de grande relevância no que diz respeito a proteção de vidas, patrimônio e meio ambiente. Entretanto há dispositivos adequados para cada ambiente, como os equipamentos marinizados, por exemplo.

Diante disso, ressaltamos a importância de que os dispositivos estejam funcionando de forma adequado a fim de detectarem e avisarem com antecedência a ocorrência de algum sinistro.

Alguns aspectos podem afetar o desempenho dos equipamentos, principalmente o tipo de ambiente no qual esse dispositivo está exposto.

Um local com muita umidade, por exemplo, pode danificar os componentes de um detector e ocasionar falhas no acionamento ou, até mesmo, provocar o não funcionamento dele.

Para evitar que situações como essa ocorram, devemos levar em consideração alguns fatores na hora de adquirir os equipamentos de um sistema de prevenção e combate a incêndio.

Grau de Proteção IP

O primeiro ponto no qual devemos ter atenção é o Grau de Proteção IP, ele indica o índice de resistência a entrada de partículas sólidas e de água nos equipamentos.

O Grau de Proteção IP é formado por dois dígitos, sendo que o primeiro indica a tolerância de ingresso de corpos sólidos como poeira, areia, choques acidentais de ferramentas ou da mão humana. Já o segundo dígito indica a tolerância de entrada de água.

Podemos ver na tabela abaixo, a exemplificação do grau de proteção.

Um dispositivo que irá ficar em uma área externa, como um acionador, por exemplo, tem que conter um IP que indique a resistência a água, uma vez que esse equipamento ficará exposta à chuva.  

Para saber mais sobre o Grau de Proteção IP, clique AQUI e confira esse post completo que preparamos.

Equipamentos Marinizados

Equipamentos Marinizados

Outro agente nocivo ao funcionamento dos equipamentos de segurança é a maresia. Ela é resultante do transporte de gotículas de água salgada formada pela nebulização da água do mar carregada pelo vento.

Essa fina névoa contém elementos químicos como sais, que penetram nos equipamentos e oxidam os componentes.

Em função da ação da maresia, equipamentos comuns de áreas litorâneas tem sua vida útil reduzida, sendo necessário a substituição dos dispositivos de forma frequente.

Para evitar esse gasto recorrente com a troca dos aparelhos, é importante escolher equipamentos marinizados para regiões que sofrem a ação da maresia.

Os dispositivos marinizados possuem uma resistência superior aos agentes corrosivos presentes no ar de áreas litorâneas, o que resulta em uma vida útil maior desses equipamentos.

Os equipamentos marinizados são desenvolvidos com um sistema que dificulta a entrada da maresia oferecendo, assim, um desempenho superior e uma economia a longo prazo, pois evita a oxidação dos componentes eletrônicos.

Vantagens dos equipamentos marinizados ou com grau IP

À primeira vista, os dispositivos com grau de IP maior ou equipamentos marinizados podem ter um valor mais elevado, em função da tecnologia que superior que os envolve, mas, na verdade, eles representam uma economia a longo prazo.

Isso porque vão prolongar o tempo de uso destes equipamentos que ficarão expostos às variações de clima, além de lhe trazer mais confiabilidade e garantia de funcionamento.

Lembre-se que muitas linhas de produtos oferecem garantias longas como 5 anos ou, até mesmo, garantia vitalícia.

Mas para que você possa usufruir desse benefício, é importante que o equipamento tenha as características ideais para o local onde ele será instalado.

Por isso, se você for implantar um sistema de segurança, seja ele de prevenção e combate a incêndios, ou para segurança patrimonial em área externa ou litorânea, entre em contato com a nossa equipe de consultores e peça as opções com Grau IP com maior resistência e/ou marinizados.

Leve para seu empreendimento a certeza da melhor escolha atrelada a qualidade e a segurança.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://globalamerica.com.br/wp-content/uploads/2018/05/bg-banner3.jpg);background-size: initial;background-position: center center;background-attachment: initial;background-repeat: repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}
Fale conosco