Você sabia que em um incêndio, o fogo não é o maior causador de vítimas e sim a fumaça?
Segundo a Associação Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, a maior parte de vítimas de incêndio não são resultado das queimaduras e sim pela inalação de fumaça.
Como ocorre?
O processo inflamatório das vias aéreas (nariz, boca e garganta) ocorre por lesões causadas pela inalação da fumaça de incêndio. Os nossos pulmões e as vias aéreas são partes sensíveis e vulneráveis.
Em virtude dos vapores quentes e tóxicos liberados durante o incêndio, ocorrem um grande índice de sequelas e de mortes.
Quanto mais escura a fumaça de incêndio, maior a quantidade de monóxido de carbono que está em produção, por conta da combustão.
O Monóxido de Carbono é um dos produtos mais responsáveis pelas mortes em incêndios, é um gás incolor e inodoro, presente em todos os incêndios, principalmente em ambientes sem ventilação.
Soluções para acidentes em incêndio
Diante disso, podemos perceber a importância de mantermos as rotas de fuga livres de fumaça em uma situação de incêndio, afim de possibilitar a saída segura do local.
Uma grande solução para essa situação são as cortinas corta-fogo e fumaça, ou também chamadas de barreiras corta-fogo, pois elas geram a compartimentação do ambiente, isolando o foco do incêndio evitando que chamas e fumaças se propaguem.
As cortinas corta-fogo são produzidas com um material têxtil que tem na sua composição fibra de vidro reforçado com fio inoxidável, suportando até 4 horas de fogo continuo a 1.100°C.
Quando o sistema de detecção de incêndio percebe os primeiros sinais de fogo, as cortinas são automaticamente acionadas pelo sistema Gravigen e blindam o local contra a saída de chamas, calor, gases e fumaça.
Isso favorece o tempo de saída das pessoas, pois impede que a fumaça e os demais elementos se espalhem pelas rotas de fuga e diminui as chamas de inalação de fumaças e gases.
Além disso, a compartimentação por cortinas corta-fogo protege seu patrimônio, uma vez que evita tanto que o fogo entre ou saia do local.
Em uma situação de incêndio em uma loja de shopping, por exemplo, se o estabelecimento possuir cortinas corta incêndio, ele evita que o fogo a se espalhe e atinja outras lojas.
Ou então, a cortina pode ser acionada para blindar o local e evitar que as chamas o atinja.
A Global América trabalha com um sistema de compartimentação com tecnologia alemã, certificada pelos mais exigentes órgãos de testagem e validação, tanto nacionais quanto internacionais, como:
• IT/09: Compartimentação horizontal e compartimentação vertical;
• DIN EN 1363-1: Teste de resistência ao fogo de elementos de construção;
• DIN EN 1634-1: Teste de resistência ao fogo de portas e janelas;
• DIN EN 12101-1: Barreiras contra fumaça: ensaios e classificação;
• UL/FM.
Se quiser descobrir mais sobre as certificações, clique AQUI!
Pela sua versatilidade e confiabilidade, as cortinas corta-fogo e fumaça são muito utilizadas em shoppings, centros comerciais, teatros, escadas rolantes, indústrias, armazéns logísticos, entre outros.
Sua instalação é rápida e fácil, não sendo necessárias grandes obras, não interferindo na arquitetura e decoração do ambiente.
Quando você for cotar seu sistema de combate e prevenção de incêndio, peça um projeto de compartimentação, pois elas apresentam grande eficiência e excelente relação custo/benefício.
Entre em contato com a nossa equipe de consultores e especialistas técnicos e tire todas as suas dúvidas. A Global América oferece o que há de mais inovador no mercado, atrelado a qualidade e confiabilidade.