Blog categories

Comments

Incêndio – Qual é o maior causado de vítimas

Você sabia que em um incêndio, o fogo não é o maior causador de vítimas e sim a fumaça?

Segundo a Associação Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, a maior parte de vítimas de incêndio não são resultado das queimaduras e sim pela inalação de fumaça.

Como ocorre?

O processo inflamatório das vias aéreas (nariz, boca e garganta) ocorre por lesões causadas pela inalação da fumaça de incêndio. Os nossos pulmões e as vias aéreas são partes sensíveis e vulneráveis.

Em virtude dos vapores quentes e tóxicos liberados durante o incêndio, ocorrem um grande índice de sequelas e de mortes.

Quanto mais escura a fumaça de incêndio, maior a quantidade de monóxido de carbono que está em produção, por conta da combustão.

O Monóxido de Carbono é um dos produtos mais responsáveis pelas mortes em incêndios, é um gás incolor e inodoro, presente em todos os incêndios, principalmente em ambientes sem ventilação.

Soluções para acidentes em incêndio

Diante disso, podemos perceber a importância de mantermos as rotas de fuga livres de fumaça em uma situação de incêndio, afim de possibilitar a saída segura do local.

Uma grande solução para essa situação são as cortinas corta-fogo e fumaça, ou também chamadas de barreiras corta-fogo, pois elas geram a compartimentação do ambiente, isolando o foco do incêndio evitando que chamas e fumaças se propaguem.

As cortinas corta-fogo são produzidas com um material têxtil que tem na sua composição fibra de vidro reforçado com fio inoxidável, suportando até 4 horas de fogo continuo a 1.100°C.

Quando o sistema de detecção de incêndio percebe os primeiros sinais de fogo, as cortinas são automaticamente acionadas pelo sistema Gravigen e blindam o local contra a saída de chamas, calor, gases e fumaça.

incêndio

Isso favorece o tempo de saída das pessoas, pois impede que a fumaça e os demais elementos se espalhem pelas rotas de fuga e diminui as chamas de inalação de fumaças e gases.

Além disso, a compartimentação por cortinas corta-fogo protege seu patrimônio, uma vez que evita tanto que o fogo entre ou saia do local.

Em uma situação de incêndio em uma loja de shopping, por exemplo, se o estabelecimento possuir cortinas corta incêndio, ele evita que o fogo a se espalhe e atinja outras lojas.

Ou então, a cortina pode ser acionada para blindar o local e evitar que as chamas o atinja.

A Global América trabalha com um sistema de compartimentação com tecnologia alemã, certificada pelos mais exigentes órgãos de testagem e validação, tanto nacionais quanto internacionais, como:

•             IT/09: Compartimentação horizontal e compartimentação vertical;
•             DIN EN 1363-1: Teste de resistência ao fogo de elementos de construção;
•             DIN EN 1634-1: Teste de resistência ao fogo de portas e janelas;
•             DIN EN 12101-1: Barreiras contra fumaça: ensaios e classificação;
•             UL/FM.

Se quiser descobrir mais sobre as certificações, clique AQUI!

Pela sua versatilidade e confiabilidade, as cortinas corta-fogo e fumaça são muito utilizadas em shoppings, centros comerciais, teatros, escadas rolantes, indústrias, armazéns logísticos, entre outros.

Sua instalação é rápida e fácil, não sendo necessárias grandes obras, não interferindo na arquitetura e decoração do ambiente.

Quando você for cotar seu sistema de combate e prevenção de incêndio, peça um projeto de compartimentação, pois elas apresentam grande eficiência e excelente relação custo/benefício.

Entre em contato com a nossa equipe de consultores e especialistas técnicos e tire todas as suas dúvidas. A Global América oferece o que há de mais inovador no mercado, atrelado a qualidade e confiabilidade. 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://globalamerica.com.br/wp-content/uploads/2018/05/bg-banner3.jpg);background-size: initial;background-position: center center;background-attachment: initial;background-repeat: repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}
Fale conosco