Blog categories

Comments

Sistema de Sprinklers: como fazer a melhor escolha

Os sprinklers, também chamados de SPK ou de chuveiros automáticos, são dispositivos de combate a incêndio por dispersão de água.

Ele é composto por um bulbo de vidro com um líquido termo expansivo, que obstrui a saída da água.

Ao atingir determinada temperatura, esse bulbo se rompe liberando a passagem da água, que bate no defletor e se espalha.

Os líquidos presentes nos bulbos de vidro têm cores diferentes e não é por acaso! Cada cor indica a temperatura a qual esse líquido vai responder e se expandir para ativar o sistema.

Esquema de Cores dos Bulbos dos Sprinklers

Tempo de reação dos Sprinklers

O sprinkler leva de 15 a 30 segundos para entrar em ação ao detectar a temperatura nominal, mostrando-se muito eficiente, uma vez que um incêndio leva de 1 a 4 minutos para ganhar potência.

Clique AQUI e confira tudo sobre os sprinklers.

Qual modelo de Sprinkler devo utilizar?

Para que se possa definir qual é o modelo mais indicado para cada ambiente, deve-se levar em consideração as características do local onde ele será instalado e, principalmente, as orientações do técnico ou engenheiro.

Outro ponto sobre o qual temos que ter muita atenção na hora da escolha dos sprinklers é quanto as certificações e normas.

Pode parecer estranho, mas mesmo sendo um dispositivo para ser usado no combate a incêndio, alguns chuveiros automáticos não suportam as altas temperaturas provenientes das chamas e não funcionam de forma adequada.

Isso porque, não são produzidos com material de qualidade ou não passam por testes que aprovam seu funcionamento em situações reais de fogo.

Essa falta de garantia e de confiabilidade representa um grande risco pois trazem somente a falsa sensação de segurança. Por esse motivo, questione sempre ao vendedor sobre quais são as normas e certificações que o dispositivo atende, para que você tenha a garantia de estar escolhendo o melhor para seu projeto.

Opte sempre por aqueles que apresentam certificações internacionais. 

Clique AQUI e saiba mais sobre a importância das certificações.

Pelo fato de o sistema de sprinklers ter contato direto com a água e por ficar grandes períodos sem ser acionados, ele pode apresentar corrosão na tubulação e nas partes metálicas.

Isso ocorre porque o oxigênio presente água acelera o processo de desgaste e de obstrução do sistema, diminuindo sua vida útil e sua performance.

Para evitar essa erosão, pode ser integrado ao sistema de sprinklers um gerador de nitrogênio que atua, essencialmente, separando as moléculas de oxigênio que estão presentes na água e expulsando-as do sistema.

Para saber mais sobre as vantagens de utilizar o gerador de nitrogênio, clique AQUI.

Se o seu ambiente ou projeto exigir o uso de sprinklers, entre em contato com a nossa equipe de consultores e de técnicos e tire todas as suas dúvidas.

Tenha a certeza de ter ao seu lado a Global América, uma empresa comprometida com a proteção de vidas, patrimônio e do meio ambiente.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://globalamerica.com.br/wp-content/uploads/2018/05/bg-banner3.jpg);background-size: initial;background-position: center center;background-attachment: initial;background-repeat: repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}
Fale conosco