Blog categories

Comments

Chuveiros Automáticos- Principais modelos de Sprinklers

Os Sprinklers (chuveiros automáticos) são oferecidos no mercado através de uma variedade de modelos. Sendo que cada um deles tem indicação para um tipo específico de ambiente.

Vários aspectos podem influenciar na indicação do modelo de sprinklers, também abreviados como SPK, mais adequado. Contudo, o mais importante é a classificação de risco de incêndio do local.

Ela refere-se à chance de ocorrer um incêndio no local. Por exemplo, um escritório tem um risco pequeno de pegar fogo. Já um restaurante tem um risco mais elevado.

Clique AQUI e saiba mais sobre o como funcionam os SPKs.

Dessa forma, cada tipo de local e atividade, tem um modelo certo de chuveiros automáticos. Isso dará a melhor resposta em caso de sinistro.

Tipos de modelos:

– Chuveiros Automáticos tipo Cobertura Padrão

Os chuveiros automáticos de cobertura padrão protege áreas que variam de 8 a 20 m² para chuveiros em pé e pendentes. Além disso, protege áreas de 7 a 18 m² para chuveiros laterais. Essa variação ocorre em função de projeto e tipo de local.

– Chuveiros Automáticos tipo Cobertura Estendida

Esse modelo de sprinkler atua em uma área maior do que os modelos de cobertura padrão. De acordo o projeto e o ambiente, a área de cobertura pode variar de 13 a 37 m² para chuveiros em pé e pendentes.

– Chuveiros Automáticos tipo Spray

Esse modelo de SPK, cujo deflator direciona a água para baixo. Lançando, assim, uma quantidade mínima de água ou nenhuma para o teto. Esse modelo pode ter uma cobertura padrão ou estendida.

– Chuveiros Automáticos tipo Seco (Dry)

Os sprinklers tipo seco atuam da mesma forma dos demais. Entretanto, a diferença é que ele e possui uma haste no interior do niple de extensão. Ele mantem o orifício de entrada de água selado até que o bulbo se rompe.

Por exemplo, utilize esse modelo em áreas onde há a chance da água congelar, como câmeras frias.

Instalação de Sprinklers

Bem como o tipo de cobertura, os SPKs podem variar quanto a sua instalação, veja:

Chuveiros Automáticos
  • Sprinkler de pé: A instalação precisa ser em uma posição onde o jato d’água seja guiado para cima e atinge o deflator.
  • Sprinkler embutido: Modelo desenvolvido onde parte dele (exceto a rosca) fique montada dentro de um involucro embutido.
  • Sprinkler flash: Chuveiro decorativo instalado em paredes e jogar água em direção oposta à parede em que esteja instalado.
  • Sprinkler oculto: Modelos de chuveiro embutido que recebe a cobertura de uma placa. Ela é liberada antes do dispositivo funcionar.
  • Sprinkler pendente: A instalação do chuveiro ocorre em uma posição na qual a projeção da água é para baixo e atinge o deflator.

Certificações dos Chuveiros Automáticos:

Portanto, percebe-se que há uma série de modelos com aplicações diferentes. Por isso, é crucial seguir as orientações de um especialista ao adquirir seus dispositivos de combate a incêndio.

Todavia, é importante que eles tenham certificação. Pois, essa é a garantia de que eles têm qualidade e que vão funcionar de forma correta. Afinal de contas, com segurança não se brinca.

Clique AQUI e saiba mais sobre as certificações.

Dessa forma, sempre que você tiver dúvidas sobre os equipamentos de prevenção e combate a incêndio, contate a Global América. Aqui, você pode contar com a nossa equipe de consultores e de suporte técnico.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://globalamerica.com.br/wp-content/uploads/2018/05/bg-banner3.jpg);background-size: initial;background-position: center center;background-attachment: initial;background-repeat: repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}
Fale conosco